Oriente Médio aumenta capacidade em energia renovável

Apesar do crescimento de 5% em 2020, o avanço ficou abaixo dos anos anteriores. Pandemia atrapalhou.

ANBA – O Oriente Médio teve aumento de 5% na sua capacidade de energia renovável no ano passado, que ficou em 24.224 megawatts (MW). Apesar do crescimento, houve desaceleração sobre os resultados de anos anteriores porque a pandemia de covid-19 afetou projetos em andamento, segundo informações divulgadas no site do jornal saudita Arab News. Na foto acima, planta com painéis solares na Arábia Saudita.

Nos anos de 2018 e 2019, o aumento da capacidade local em energia renovável tinha sido de 13%. De acordo com relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), sediada em Abu Dhabi, a meta é que a região passe para uma capacidade de 80 gigawatts até 2030.

A agência global informou que o crescimento das energias renováveis regionais está alinhado com a ambição do Oriente Médio de diversificar sua economia. De acordo com a Irena, a região reconhece os benefícios socioeconômicos da energia renovável.

Entre os países, os Emirados Árabes Unidos aumentaram sua capacidade de 13 MW, em 2011, para 2.540 MW, no ano passado. A capacidade da Arábia Saudita avançou de 3 MW para 413 MW.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *