O Grupo Parlamentar Brasil-Países Árabes (GPPÁRABES) foi instituído pela Resolução do Senado Federal nº 37 de 2019 e tem o objetivo de incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre seus Poderes Legislativos, bem como contribuir para a análise, a compreensão, o encaminhamento e a solução de problemas que interessem aos países envolvidos.

De iniciativa do senador Jean Paul Prates, o GPPÁRABES teve a sua primeira reunião no dia 05 de março de 2020. Na ocasião foram escolhidos os membros da Comissão Executiva e do Conselho Consultivo e ainda foi aprovado o seu Regulamento Interno.

O GPPÁRABES almeja ampliar as relações comerciais entre o Brasil e os 22 países árabes, buscando sempre uma pauta legislativa comum que desburocratize os negócios, aumente a competitividade brasileira e respeite as tradições comerciais e culturais dos países parceiros.

O Brasil é o terceiro maior parceiro comercial dos países árabes, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Somente no ano passado, o bloco comprou mais de US$ 12,2 bilhões de produtos brasileiros, uma alta de 6,3% em relação a 2018. A pauta de exportações foi liderada por frango, açúcar, minério de ferro, carne bovina e grãos.

Este site foi criado com o objetivo de ser uma ferramenta de divulgação e informação sobre o trabalho do grupo parlamentar para a população e demais interessados.